Sistema hidráulico preventivo (hidrantes, mangotinhos e canhões monitores)

O principal objetivo do sistema hidráulico é conter e/ou combater o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros militar através dos hidrantes, mangotinhos e canhões monitores.

A rede hidráulica é composta basicamente por Reserva Técnica de Incêndio (RTI), bombas de incêndio, tubulações e conexões hidráulicas para armazenamento, sucção, e distribuição de água.

  • Hidrantes: são pontos de tomada de água que contam com um conjunto de acessórios, como: mangueiras e esguichos os quais irão esguichar a água até o local do incêndio.
  • Mangotinhos: são ponto de tomada de água utilizados normalmente em edificações residenciais e/ou comerciais de risco leve. Contam com uma mangueira menor, e consequentemente uma menor vazão, com peso inferior, auxiliando assim o manuseio dos equipamentos, requerendo pouca prática para utilizá-los se comparado aos hidrantes.

  • Canhões monitores: são equipamentos fundamentais quando grandes riscos estão envolvidos, usualmente, é utilizado quando há a necessidade de aplicação de água ou espuma de grande vazão e distância, normalmente são utilizados em parques de tanques e áreas de transferência de combustíveis. Os canhões monitores podem ser acoplados com esguichos reguláveis que alteram o padrão do jato entre sólido e neblina, outras opções de esguichos permitem alteração da vazão, controle automático do jato, auto-edução (sucção) de LGE. Podemos encontrar diversos modelos com aplicações específicas, porém dentre eles é possível destacar os canhões monitores fixos, os ativados por controle remoto, os autos oscilatórios e os portáteis, os quais são acoplados a mangueiras de incêndio.

As normas técnicas oficiais que definem os parâmetros de dimensionamento do sistema hidráulico preventivo são a ABNT NBR 13714:2000e NFPA 14, além disso o Corpo de Bombeiro Militar de cada estado possui suas próprias normas, as quais podem ser ainda mais criteriosas.

plugins premium WordPress