Sistema de detecção e alarme de incêndio

O sistema de detecção e alarme de incêndio pode ser endereçável ou convencional. Sistemas convencionais são mais utilizados em edificações mais simples e/ou residenciais.

Os sistemas endereçáveis (onde se consegue identificar a atuação em cada ponto especifico) possui duas possíveis topologias de instalação, sendo instalados em CLASSE A ou CLASSE B.

Ambas possuem como objetivo sinalizar e detectar incêndios, notificando rapidamente os ocupantes de uma edificação..

Nos sistemas CLASSE A temos um fechamento em “anel”, resultando assim em uma leitura redundante do sistema por ambos os lados dos laços (circuitos).

Já no CLASSE B o monitoramento acontece somente por um lado do laço (circuito), desta forma, caso haja o rompimento deste laço o sistema deixa de ser funcional deste rompimento em diante.

Em vista disso, podemos confirmar que o sistema em CLASSE A configura-se mais seguro para qualquer edificação, entregando uma maior confiabilidade quanto ao monitoramento.

O SDAI deve ser sempre projetado para que os ocupantes da edificação não caminhem uma distância maior que 30m para alcançar um acionador manual, desta forma garante-se um tempo hábil de aviso de qualquer possível acidente.

O sistema de detecção e alarme de incêndio é composto pelos seguintes equipamentos:
  • Central de alarme de incêndios;
  • Acionadores manuais;
  • Indicadores áudio visuais;
  • Detectores de fumaça, temperatura entre outros;

Além dos diversos detectores existentes para o sistema de detecção e alarme de incêndios por seus fabricantes pode-se prever comunicação com outros sistemas, como chaves de fluxo, eletroímãs e outros desde que o sistema projetado permita instalação de módulos de endereçamento de entrada (sinalização pontual) ou de entrada e saída (sinalização pontual, capaz de emitir uma função seguinte).

Os projetos da TBJ engenharia são elaborados com previsão de equipamentos com a mais alta tecnologia de detecção e alarme de incêndio, utilizando sempre equipamentos com confiabilidade e certificados por UL ou FM.

No Brasil, a norma técnica oficial que define os parâmetros do sistema de alarme e detecção de incêndio é a ABNT NBR 17240:2010, além disso o Corpo de Bombeiro Militar de cada estado possui suas próprias normas, as quais podem ser ainda mais criteriosas.

plugins premium WordPress