O sistema de proteção por water spray é voltado principalmente para as áreas com o risco de incêndio mais elevado, ou onde os equipamentos necessitam de resfriamento constante e rápido.
É constituído por uma rede de tubulações, onde os aspersores (projetores) são dispostos em forma de um anel em volta do tanque, podendo estes serem de média ou alta velocidade, onde produzem uma cortina de água que combate o incêndio através do princípio de resfriamento.
O sistema não possui ativadores de detecção de calor e a água não fica nas tubulações, basicamente é conectado ao sistema de alarme de incêndio que após acionado, envia um sinal para abrir a válvula de dilúvio, e em seguida a água flui do sistema para os aspersores especializados.
Os sistemas de pulverização de água são especialmente úteis em áreas onde materiais inflamáveis que podem espalhar um incêndio rapidamente são manuseados, como usinas elétricas ou silos de cavacos, e em muitas indústrias, como petróleo e gás. Grandes espaços abertos como um hangar de aeronaves também são ideais.
Os sistemas de aspersão de incêndio por pulverização de água são frequentemente usados em locais que possuem rolamentos de turbogeradores ou transformadores elétricos que contêm óleo. Esses sistemas não são usados apenas para apagar incêndios ativos, mas também para resfriar tanques contendo líquidos inflamáveis para evitar uma explosão.
No Brasil, a norma técnica oficial que define os parâmetros de dimensionamento do sistema de proteção por water spray é a ABNT NBR ISO 15886-1:2017, além disso o Corpo de Bombeiro Militar possui sua própria norma, a qual em sua grande maioria é ainda mais criteriosa.