A sinalização de abandono de local, ou mais conhecido como placas de saída, tem como principal objetivo orientar a população em casos de incêndio para que saiam em segurança até o exterior da edificação.
As rotas de fuga devem ser sinalizadas com placas em tamanhos adequados a visibilidade, orientando todas as possíveis mudanças de direção até um local seguro.
Em relação ao sistema de sinalização de emergência, o mesmo tem finalidade de alertar os ocupantes da edificação para os riscos existentes, além de indicar a localização dos equipamentos de combate a incêndio, orientar as ações de combate e indicar as rotas de saída para um abandono de forma segura do local, assim garantindo que sejam adotadas ações adequadas à situações de risco.
No Brasil a ABNT NBR 16820:2022 é norma técnica oficial que define os parâmetros do sistema de sinalização de abandono de local e emergência, além disso o Corpo de Bombeiro Militar de cada estado possui suas próprias normas, as quais podem ser ainda mais criteriosas