Possui como finalidade atender a qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou afete ao meio ambiente, onde as ações tomadas devem interromper ou minimizar os danos pela ação daqueles que estão juntos ou próximos da emergência.
É composto por um documento que detalha os riscos, procedimentos básicos de emergência e plantas de emergência em caso de incêndio.
As plantas de emergência são essenciais e complementam a sinalização de segurança, representam graficamente o plano de evacuação da edificação e sinalização dos equipamentos de combate próximos ao local, além disso são necessárias para a correta formação do comportamento a adotar em caso de evacuação até o ponto de encontro (local considerado seguro, onde devem se reunir os ocupantes da edificação afetados por uma emergência).
No Brasil, a norma técnica oficial que define os parâmetros do plano de emergência é a ABNT NBR 15219:2020 além disso o Corpo de Bombeiro Militar de cada estado possui suas próprias normas, as quais podem ser ainda mais criteriosas.